SOBRE A ACIT DF




A Associação Comercial e Industrial de Taguatinga – ACIT, foi fundada em 22 de maio de 1960 por empresários pioneiros que aqui chegaram, a exemplo de Alberto Peres (foto), seu primeiro presidente. A entidade tem em seu quadro de associados muitos profissionais liberais que se engajaram a ela desde a sua criação, transformando-a em representativa, não só do segmento empresarial, mas de toda a sociedade de Taguatinga de forma geral; na medida em que, sempre se mostrou preocupada e defendeu o progresso e a qualidade de vida da cidade.




A entidade fez história e caracterizou-se como referência do associativismo empresarial no DF. Passaram por ela importantes empresários pioneiros e seus descendentes que ajudaram na construção da cidade onde hoje vivem aproximadamente 300 mil habitantes; e por onde circulam diariamente mais de um milhão de pessoas. Dada a sua situação geográfica, Taguatinga caracteriza-se hoje como uma metrópole regional; e ao mesmo tempo serve de elo de ligação e corredor de passagem para que as cidades do seu entorno acessem o Plano Piloto. A prova da sua força econômica foi o surgimento, nos últimos anos, de novas cidades nas suas adjacências, todas ainda dependentes das estruturas sociais e comerciais, da nossa Taguatinga.

Presidente na FACITA

O prestígio conquistado pela ACIT com sua história de lutas em defesa do setor produtivo e da cidade, ao longo da sua existência, foi coroado pela visita do então Presidente da República, João Batista Figueiredo, no inicio dos anos 80.

Presidente João Batista Figueiredo, no palanque de abertura da FACITA, acompanhado do governador do DF, Aimé Lamaison e do presidente da ACIT, José Maria Coelho.

A FACITA

A visão progressista das lideranças empresariais da cidade fez nascer dentro da ACIT em 1971 a 1ª FACITA, a Feira de Amostra do Comércio e Indústria de Taguatinga, um dos maiores eventos de toda a região; e que se notabilizou e ganhou fama pela organização, expressão das empresas e expositores participantes e, mais ainda, pelo pioneirismo de promover em suas dependências – que ficaram famosas como o Parque da FACITA – grandes shows musicais com bandas, artistas e cantores de maior sucesso do cenário nacional.




A FACITA foi a maior Feira de Amostras do Comércio e Indústria de Taguatinga de todos os tempos. A feira que tinha duração de uma semana para as visitações de negócios, gastronomia e lazer recebia até 20 mil pessoas por dia.

Os shows da FACITA


Os espetáculos realizados nas programações da FACITA se notabilizaram em toda a região centro-oeste. Os artistas, principalmente cantores populares, de maior sucesso do rádio e da televisão país a fora, eram contratados para os shows noturnos.

Grandes artistas no palco da FACITA.

Nas foto da esquerda para a direita: Sérgio Reis, Banda Calypso, Milionário e José Rico, Genival Lacerda, Sula Miranda e a dupla Chitãozinho e Xororó.


Governadores na ACIT

Os governadores do DF tinham passagem obrigatória na festa de abertura das FACITAS, acompanhados de seus vices-governadores e secretários de Estado.

Na sequência de fotos ao lado, os visitantes ilustres.

Governador Joaquim Domingos Roriz, Cristóvam Buarque (acompanhado de sua esposa, Gladis Buarque), Maria de Lourdes Abadia, José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz, sempre marcaram presenças na sede da entidade e nas festas da FACITA.

ACIT hoje

A atual diretoria da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga, foi empossada em 29 de janeiro de 2014. O presidente Justo Magalhães Moraes assumiu o cargo juntamente com a nova diretoria integrada por 33 membros, incluindo vice-presidentes, tesoureiros, secretários, diretores, conselho fiscal e conselho superior. Justo, é o 24º Presidente da ACIT, cumprindo o 31º mandato (houve algumas reeleições) da história da entidade .


Discurso de posse do presidente Justo Magalhães


Na cerimônia de posse, o presidente Justo Magalhães entregou placas de honra ao mérito a algumas personalidades. O destaque foi a homenagem ao ex-presidente da entidade (reeleito por três mandatos), o ex deputado, ex vice-governador do DF e presidente de honra da ACIT, Benedito Domingues.



Na posse, o presidente, Justo Magalhães acompanhado de amigos e diretores eleitos.

MISSÃO

A ACIT, ao longo dos seus 54 anos de existência nunca se afastou do ideário e dos propósitos estabelecidos pelos seus fundadores, que se alicerçam em quatro premissas.

1. Articular e representar os interesses do empresariado local perante as instituições públicas e privadas, valendo-se da representatividade do conjunto das empresas associadas.

2. Promover o desenvolvimento econômico e social locais.

3. Oferecer soluções que contribuam para o desenvolvimento das empresas associadas e do setor.

4 . Identificar as reais demandas do seu quadro associativo e promover a melhor maneira de atendê-las.

Em função dessas premissas é que hoje – com um quadro associativo de mais de 800 empresários – a ACIT não só defende os interesses da classe empresarial de Taguatinga mas também da população em geral, no que diz respeito a qualidade de vida e ao desenvolvimento da cidade.

Presta serviços aos empresários e às empresas, oferecendo suporte às suas atividades, promovendo cursos, treinamentos e proporcionando convênios de interesses com o SEBRAE e outros organismos. O objetivo é oferecer facilidades aos associados nas áreas de gestão, seguro saúde, suporte jurídico, orientações fiscais e opções de linhas de créditos.

Convencida de que o associativismo faz a força, a filosofia da entidade é de representar, defender e contribuir para o desenvolvimento dos negócios das suas afiliadas, e dar atenção a formalização como forma de evitar o crescimento da informalidade, geradora de concorrências desleais que acarretam grandes prejuízos ao setor produtivo organizado.

Postar um comentário